Alto contraste A- A A+
Login
Home

CEUPI

GRUPO EDUCACIONAL CEUMA

29 de novembro de 2017, 18:57 - Por Cristina Martins

Retrospectiva 2017 destaca eventos acadêmicos

No balanço das atividades acadêmicas de 2017, dez eventos se destacaram pela repercussão entre alunos, pelo conteúdo inovador e pela participação dos cursos.  Confira:

-  4º  Encontro de Professores – Promovido no início de fevereiro, apresentou a pauta de trabalho dos semestres e destacou os eventos mais  relevantes de 2016.  Convidado para palestrar, o Professor Shen Paul, Diretor Acadêmico do Grupo CEUMA, abordou o tema “A Educação pela formação, reflexão e argumento” e alguns professores  do CEUPI deram relatos bem interessantes de como vivenciam o papel de educar na Graduação. O Encontro  recebeu ainda o Professor Paulo Sergio Castelo Branco, que falou sobre o tema “Comportamento e Relacionamento”.

- Painel de Profissões - Promovido em duas sextas-feiras  em  meados de março, na sede do Colégio CEV, o evento reuniu estudantes da escola  Frei Serafim Kennedy que debateram sobre as melhores opções profissionais para um  futuro cada vez mais tecnológico.  Alunos de Engenharia Elétrica e Civil apresentaram painéis com projetos desenvolvidos na Graduação, como o gerador eletrostático, a ponte de macarrão e blocos de concreto e os óculos 3D.

- Preparação ENADE 2017 - Foi o start para o primeiro ENADE do CEUPI e, em maio,  marcou o início das atividades preparatórios,como  aulas, revisões e simulados. Coordenadores, professores e o Diretor-Geral Washington Reis se reuniram para afinar o clima do “Somos Todos Enade”. A Coordenadora Pedagógica, Professora Amanda Moura Fé, apresentou  a concepção curricular dos cursos de Engenharia e, na sequência, os Coordenadores dos cursos de Civil e Elétrica, Professores Paulo de Tarso e Magnaldo Cardoso, se revezaram em palestras sobre a origem histórica da engenharia e fizeram ainda um rápido relato de como têm se dado os avanços no ensino da instituição.

- Visita Técnica  da Engenharia Elétrica  – Os alunos do 1º e 7º períodos visitaram o Shopping Cocais, em Timon, no Maranhão, como atividade de três disciplinas - Introdução à Engenharia, Instalações Prediais I e Instalações Hidráulicas e Sanitárias.  Os Professores Laércio Seabra e Anderson Lopes e o Coordenador do  Magnaldo Cardoso acompanharam o grupo que viu, na prática,  a aplicação de projetos e assistiu a algumas explicações técnicas sobre os equipamentos já instalados  no Shopping.  As visitas são uma forma de os alunos constatarem a execução de cada etapa das instalações em uma obra de porte médio.

- 5º Workshop das Profissões  - Com palestras e exposição, o evento aconteceu no início de junho e foi promovido pelo Colégio Objetivo. O CEUPI foi um importante parceiro e apresentou painéis a uma plateia curiosa de estudantes do ensino médio que se preparam para escolher uma profissão. As turmas de Engenharia Elétrica e Civil fizeram a demonstração de projetos e maquetes desenvolvidos na Graduação. Os que mais chamaram à atenção foram os modelos iluminados com placas solares, o gerador eletrostático, a ponte de macarrão e os óculos 3D. Os Coordenadores dos cursos participaram de mesa redonda para expor um pouco do contexto atual de suas áreas e das perspectivas de mercado, além do que futuros alunos encontrarão como conteúdos nessas carreiras. A iniciativa coube ao NADD

- 1º Encontro Acadêmico CEUPI - Com a aprovação pelo MEC dos novos cursos da Graduação do CEUPI, o ENAC agregou temas ligados a Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. O tema central foi “Engenharia do Amanhã, Empreendedorismo e Tecnologia”, tão inovador quanto abrangente para abrir discussões cada vez mais atuais a respeito do papel de profissionais em um mundo competitivo e conectado. O Encontro promoveu palestras, minicursos, competição  acadêmica e apresentação de pesquisas.

- 6º Virada Geek - No início de julho, alunos de Engenharia Elétrica participaram do já tradicional evento que foca nas competições high tech e atrai  jovens “cibercientistas”. Uma das mais concorridas foi a de Robótica, na qual os competidores tinham que usar um kit e montar o robô-sumô. Depois da noite em claro e do trabalho minucioso, o grupo de alunos conseguiu fechar o desafio e construir o robô, que ainda ganhou o nome de TXRX. O invento deu tão certo, que TXRX  levou o segundo lugar ao final de três rounds na luta de sumô. E os inventores ganharam de brinde um power bank e um componente para Robótica, confeccionado em impressora 3D.

- Autismo e Inclusão Social – O tema marcou uma série de eventos informativos sobre o chamado Transtorno de Espectro Autista. A iniciativa foi do NADD,  representado pela pedagoga Amanda Moura Fé e pela psicóloga Layse Policarpo. A palestra “Autismo: o conhecimento é importante, o rótulo, não” , serviu para esclarecer muitas dúvidas dos alunos sobre o tema, além de expor  mitos e tabus que frequentemente cercam o autista e sua família, a maioria deles por absoluto desconhecimento de como lidar com o transtorno.  As palestrantes Fabrina Prado, fonoaudióloga, e Nayse Monteiro, psicóloga, deram depoimentos contundentes de quem convive com essa realidade.

- Setembro Amarelo – Os alunos tiveram imensa participação no evento e ressaltaram a importância de falar sem rodeios sobre o suicídio, cuja ocorrência  tem aumentado no mundo todo. Tanto que o tema virou campanha de alerta promovida pela ONU em mais de 160 países. “Valorização da vida: prevenção ao suicídio” foi o tema da mesa de debates promovida no CEUPI logo no início de setembro. Participaram da conversa membros da OAB/ PI e profissionais do Centro Débora Mesquita e do Centro de Valorização da Vida (CVV), parceiros do evento. Outra iniciativa foi a blitz “Valorização da vida” com panfletagem, distribuição de flores  e de brindes. O local escolhido foi a  Avenida Raul Lopes, na capital.

- Outubro Rosa – Foi outra iniciativa de cunho social que não ficou de fora do calendário do CEUPI. A campanha já é data obrigatória de participação de alunos e professores que organizaram debates, oficinas e palestras sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Panfletagem, distribuição de brindes e blitzen pela cidade e em comunidades populosas foram as outras estratégias para  disseminar a campanha entre a população.